Seu Vídeo Aqui!!!

————————————————————————————-

————————————————————————————

NUVEM DE TAGS

Polícia de Hong Kong investiga vaia ao hino chinês durante Jogos de Tóquio

Apesar de Hong Kong competir separadamente, é o hino da China que toca quando há medalhas para atletas do território.

Por G1

A polícia de Hong Kong informou nesta sexta-feira (30) que está investigando as vaias e os cantos para abafar o hino nacional da China durante a transmissão dos Jogos Olímpicos de Tóquio em um centro comercial na segunda (26).

Os torcedores estavam reunidos em um shopping para assistir à conquista da medalha de ouro por Edgar Cheung na esgrima.

Na cerimônia da medalha, alguns torcedores vaiaram o hino nacional chinês — que tocou após a entrega do ouro — e gritaram “Somos Hong Kong”, o que foi transmitido pela televisão.

“Somos Hong Kong” é uma canção comumente cantada pelos torcedores de futebol da cidade em cantonês — idioma majoritário no território e em outras partes do sul da China. Em Pequim, sede do poder chinês, fala-se o mandarim.

As autoridades de Hong Kong pró-Pequim promulgaram novas leis no ano passado proibindo qualquer insulto ao hino nacional e à bandeira chinesa.

Nesta semana, o judiciário local condenou pela 1ª vez uma pessoa com base na lei de segurança nacional. A pena foi divulgada nesta sexta: nove anos de prisão.

Com uma semana de Olimpíadas, Hong Kong tem o melhor desempenho em Jogos Olímpicos com a conquista da medalha de ouro na esgrima por Edgar Cheung e as duas pratas na natação, com Siobhan Haughey.

Mas o sucesso esportivo coincide com tempos difíceis para a ex-colônia britânica que foi reintegrada à China em 1997. A potência asiática tem colocado em prática uma violenta repressão em resposta às gigantescas e muitas vezes violentas manifestações pró-democracia de dois anos atrás.

Hong Kong, China e Taipé Chinesa

Desde os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, Hong Kong compete com o nome “Hong Kong, China”. O motivo é a transferência do controle sobre o território semiautônomo, anteriormente britânico, para Pequim (efetivada em 1997).

Além de Hong Kong, competem nos Jogos Olímpicos os atletas de Taiwan sob o nome “Taipé Chinesa” — em referência à capital da ilha.

A razão para isso é que o governo taiwanês se reconhece como representante legítimo de toda a China, tanto que o nome oficial é “República da China”. Mas Pequim veta essa nomenclatura. A saída encontrada, ainda na década de 1980, foi a adoção do nome “Taipé Chinesa”.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.