Seu Vídeo Aqui!!!

————————————————————————————-

————————————————————————————

NUVEM DE TAGS

PE recebe primeiro lote com 17,5 mil doses de vacina da Pfizer e mais 267.250 unidades da AstraZeneca

Imunizantes chegaram nesta segunda (3). A vacina da Pfizer vai para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com doenças pré-existentes. A da AstraZeneca será usada para primeiras doses de vários grupos prioritários.

Por G1 PE

Mais 284,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram a Pernambuco, nesta segunda (3). São 267.250 unidades da AstraZeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer/BioNTech.

Este é o primeiro lote da vacina da Pfizer, comprado pelo governo federal, a ser repassado ao estado. A entrega estava prevista para o sábado (1º) e foi adiada para segunda (3).

As doses chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Zona Sul da capital pernambucana, às 15h12, em um voo operado pela companhia aérea Latam.

Primeiro lote de vacinas da Pfizer chegou a Pernambuco, nesta segunda (3) — Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação

Primeiro lote de vacinas da Pfizer chegou a Pernambuco, nesta segunda (3) — Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação

De acordo com o Governo de Pernambuco, as 17.550 doses do imunizante serão destinadas ao RecifeOlinda e Jaboatão dos Guararapes, conforme ficou acertado com o Ministério da Saúde e os municípios.

As vacinas da Pfizer são para as primeiras doses de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades. Por meio de nota, a Prefeitura do Recife informou que o município seguirá as orientações do Ministério da Saúde.

A escolha dos municípios, segundo o governo, levou em conta a exigência de baixas temperaturas de armazenamento da vacina da Pfizer. As doses do imunizante precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

As doses da vacina da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias — Foto: Reprodução/TV Globo

As doses da vacina da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias — Foto: Reprodução/TV Globo

Conforme o estado, uma nova nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada no domingo (2), estabelece que a segunda dose da Pfizer/BioNTech deve ser aplicada três meses após a primeira, da mesma forma como acontece com a vacina da Astrazeneca/Fiocruz.

A nova orientação para todos os Estados ocorreu após análise do comitê técnico do ministério.

A vacina da Astrazeneca/Fiocruz, será destinada para as primeiras doses para idosos entre 60 e 64 anos de idade, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e pessoas com comorbidades. A distribuição tem início na terça (4), de acordo com o estado.

Balanço

Com essa nova remessa, Pernambuco totaliza 2.930.080 de doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas, sendo 1.789.560 da Coronavac/Butantan, 1.122.970 da Astrazeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer/BioNTech.

Até o momento, a campanha de vacinação está beneficiando todos os idosos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais.

Também estão sendo vacinados trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Estrutura

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que conta com freezeres para armazenamento do imunizante e para garantir maior tempo de conservação das doses para posterior fornecimento às cidades, nas condições que garantam sua eficácia.

Ainda de acordo com o governo, por causa das condições restritivas de armazenamento da vacina, as secretarias municipais de saúde devem fazer a retirada de doses em pequenas quantidades, para cerca de quatro dias de vacinação, já que os imunizantes só podem ser acondicionados em freezers comuns por poucos dias.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.