Você sabia que é infração jogar lixo da janela do carro?

Do JC Trânsito

Seis motoristas foram multados em janeiro deste ano / Foto: reprodução da internetSeis motoristas foram multados em janeiro deste anoFoto: reprodução da internet

Todo mundo já viu aquela cena clássica (e feia) no trânsito do Recife: o motorista abre a janela do carro e, quando você imagina que é para desligar o ar-condicionado e economizar gasolina, descobre que o objetivo era jogar o lixo na rua. O mesmo acontece nos ônibus, de onde é comum ver principalmente embalagens de pipoca e garrafas voando. Mas poucos sabem que isso, além de falta de educação, é infração prevista no artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com a legislação, “atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias” é infração média. A multa, portanto, é de R$ 85,13 e o motorista ou o proprietário do veículo recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – vale lembrar que o documento de quem atinge 20 pontos é suspenso.

Embora jogar lixo nas ruas já tenha virado hábito de muitos pernambucanos, o que pode contribuir até com os alagamentos em períodos de chuva, não são muitas as vezes em que as multas são aplicadas. Em janeiro deste ano, por exemplo, foram só seis, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Em todo o ano passado, 71. Veja os números dos últimos cinco anos no gráfico abaixo:

RANKING – Se apenas seis motoristas foram multados em janeiro por desobedecer o artigo 172 do CTB, o índice de penalidades contra quem dirige acima da velocidade, descumprindo o artigo 218, chega 64.836 em Pernambuco. Dessas, 17.887 foram registradas no Recife. A responsabilidade de fiscalizar o trânsito é do órgão municipal especializado de cada cidade; no caso da capital, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Seguindo uma tendência do ano passado, essa foi a infração mais cometida no Estado. A maior parte dos motoristas (53.422) foi flagrada em até 20% acima da velocidade permitida para a via. Estacionar o veículo em local proibido (14.222), avançar o sinal vermelho (5.207), deixar de registrar o veículo no Detran-PE no prazo de 30 dias (3.473) e usar o celular enquanto dirige (3.130) também estão entre os principais motivos de multas.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.