Terroristas estariam usando eBay e PayPal para movimentar dinheiro  

LEONARDO PEREIRA

Do Olhar Digital

Uma declaração do FBI tornada pública recentemente revelou que o órgão investigativo acredita que o eBay e o PayPal tenham sido usados por terroristas para o envio de dinheiro a comparsas dentro dos Estados Unidos.

A história foi reportada pelo Wall Street Journal e repercutida pelo The Verge. Ela gira em torno de Mohamed Elshinawy, que foi preso no ano passado em Maryland sob suspeita de fornecer apoio ao Estado Islâmico. O FBI alega que ele faz parte de um esquema global de financiamento terrorista.

Elshinawy vendia impressoras pelo eBay, assim poderia receber dinheiro via PayPal. De acordo com o FBI, ele recebeu US$ 8.700 do EI, o que inclui um pagamento proveniente da empresa de tecnologia de Siful Sujan, um oficial do EI que foi morto num ataque com drone em 2015.

O dinheiro levantado teria sido usado para compra de um laptop, um telefone celular e uma VPN para que Elshinawy pudesse se comunicar com outros membros do EI.

Tanto o PayPal quanto o eBay emitiram comunicados ao WSJ afirmando que estão auxiliando as autoridades e que trabalham duro para evitar que esse tipo de situação aconteça — mas nenhum desacreditou na história.

Elshinawy já disse que é inocente e atualmente aguarda julgamento. A procuradoria alega que o dinheiro que ele recebeu possivelmente seria usado no planejamento de um ataque nos EUA, o que ele também nega.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.

  

[email protected]
[email protected]