Terminais integrados de ônibus têm reforço de fiscalização para evitar aglomeração em meio à pandemia de coronavírus

TI Joana Bezerra, que teve registro de passageiro entrando pela janela, tem mais PMs a partir desta quarta (25). Decreto determinou tamanho de filas como prevenção.

Por G1 PE

Aviso com orientação de embarque para prevenir contra o novo coronavírus foi colado em ônibus do Recife, nesta quarta (25) — Foto: Reprodução/TV Globo

Aviso com orientação de embarque para prevenir contra o novo coronavírus foi colado em ônibus do Recife, nesta quarta (25) — Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Militar ampliou, a partir desta quarta-feira (25), a atuação em terminais integrados (TIs) do Grande Recife e passou a auxiliar no controle das filas para os ônibus, apoiando o trabalho dos orientadores. Na terça (24), o governo estadual proibiu aglomeração nesses locais e definiu regras paras as filas como forma de prevenção ao novo coronavírus.

A Operação TI Seguro, que já existia para controlar o comércio informal e reforçar a segurança nos terminais, chegou ao TI Joana Bezerra nesta quarta. O local teve registro de aglomerações, com flagrante de passageiro entrando pela janela de um coletivo na terça (24).

“Estamos atuando em conjunto para garantir a segurança pública. No Joana Bezerra, temos 13 facilitadores [do Grande Recife] que estão ordenando as filas com distância de um metro de uma pessoa para a outra. Caso algum passageiro não obedeça ou queira entrar pela janela, os policiais atuam”, apontou o tenente-coronal Luiz Cláudio Brito.

Caso o passageiro insista, explicou o policial, pode ser encaminhado para uma delegacia para as medidas cabíveis. O governo estadual determinou que não haja mais de 30 pessoas em filas nos terminais integrados para ônibus convencionais e de mais de 45 pessoas em filas para veículos articulados ou BRTs .

Além de apoiar o trabalho dos facilitadores na fila, os policiais militares atuam para evitar que os ônibus saiam lotados do terminal e representem risco sanitário. A orientação do governo estadual é que, preferencialmente, os coletivos saiam com todos os passageiros sentados.

Avisos foram colados nos ônibus com a orientação e a mensagem está sendo replicada nos terminais para conscientizar à população, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Bruto.

“Quando você pega uma linha que tem uma demanda grande de uma vez só, você vê uma angústia maior para pegar o ônibus. O que a gente está tentando é conscientizar às pessoas para que esperem. Tem ônibus no estoque e vai vir imediatamente”, apontou Bruto.

Passageiro entra pela janela do ônibus no TI Joana Bezerra, no Centro do Recife, na terça (24) — Foto: Reprodução/TV Globo

Passageiro entra pela janela do ônibus no TI Joana Bezerra, no Centro do Recife, na terça (24) — Foto: Reprodução/TV Globo

A operação acontece também nos terminais da Macaxeira, na Zona Norte da capital pernambucana, PE-15, em Olinda, e Pelópidas Silveira, em Paulista. Segundo Brito, dez policiais militares atuam em cada um deles por turno.

“Estamos contando com um reforço de mais de 30 policiais desde às 5h, início das atividades no terminais”, disse o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Os terminais integrados de ônibus na Região Metropolitana do Recife seguem em funcionamento, embora com reduções de horários, de frotas e reforço na limpeza dos veículos. Na terça-feira (24), uma equipe da TV Globo flagrou momentos de empurra-empurra (veja vídeo abaixo).

Fiscalização

A proibição de aglomerações não é restrita aos terminais de ônibus. A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco recebeu, no sábado (21) e no domingo (22), mais de 3.400 chamados para garantir o cumprimento das medidas restritivas impostas pelo governo.

Na segunda (23), foram mais 2.605 denúncias. No mesmo dia, um decreto estadual reduziu o limite das reuniões para, no máximo, dez pessoas.

Segundo o secretário, boa parte das denúncias teve relação com pedidos para dispersar reunião de pessoas, totalizando quase mil registros só para aglomeração de pessoas. Em casos semelhantes, o 190 deve ser acionado, de acordo com o secretário .

Coronavírus em Pernambuco

Pernambuco divulgou, na terça-feira (24), que mais duas pessoas tiveram cura clínica da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, subiu para cinco a quantidade de pacientes recuperados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde a segunda-feira (23), não houve novos casos, mantendo as 42 confirmações.

Ao todo, segundo o secretário de Saúde, André Longo, foram feitos 108 testes para o novo coronavírus, mas, na terça, nenhum deles deu positivo (veja vídeo abaixo).

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.