Sucesso no Maria Lenk respalda trabalho de Etiene Medeiros e garante vaga em Mundial e Pan

Por Sarah Porto — Recife

Globo Esporte

Dizer que Etiene Medeiros é o principal nome da natação feminina brasileira na atualidade não é novidade para ninguém. A nadadora pernambucana, porém, tem se reinventado. Única mulher brasileira campeã mundial – feito este alcançado em 2017, nos 50m costas –, Etiene tem se destacado em outras provas que não a que ficou nacionalmente conhecida. Isto ficou comprovado na participação no Troféu Maria Lenk, no último final de semana.

+ De férias no Recife, Etiene confirma foco nos 50m livre para Tóquio-2020

A atleta encerrou sua participação no Troféu com cinco medalhas: quatro ouros (100m costas, 100m livre, 50m costas e 50m livre) e um bronze (4x100m livre), além de um recorde mundial da temporada, quando atingiu o tempo de 27s36 nos 50m costas. Conseguiu, ainda, baixar seu tempo nas provas de 100m. Nos 100m costas, Etiene fez 1min00seg13, e ela não nadava nessa casa de 1 minuto desde que fez o índice para as Olimpíadas do Rio.

Ademais, a pernambucana garantiu vaga nas seleções brasileiras que irão disputar o Mundial de piscina longa em Gwangju, na Coréia do Sul (12 a 28 de julho), e para os Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru (06 a 10 de agosto).

– Teremos que olhar bem amplo como será o mundial, a programação de provas e também como será o Pan-Americano e a programação de provas. Sabemos que será um circuito muito intenso. Estou bem feliz. Algumas coisas me surpreendi, outras foram dentro do que eu esperava. Nadando na casa de 24.5 (nos 50m livre) foi muito bom, perto do meu melhor. Assim como as outras provas também – destacou Etiene.

O próximo desafio da nadadora será o Champions-Swim-Series, em Budapeste-HUN, no mês de maio. Uma vez que os 50m costas não estão presentes no programa olímpico, Etiene tem mirado novos desafios. Os resultados no Maria Lenk já são reflexos dessa dedicação. A atleta vinha buscando melhorar suas marcas nas provas de 100m há, no mínimo, três anos.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.