Servidores do INSS fazem caminhada fúnebre pelas ruas do Recife

Vestidos de preto, servidores protestam nesta manhã no Recife / Foto: Luiza Freitas/JC

Vestidos de preto, servidores protestam nesta manhã no Recife

Foto: Luiza Freitas/JC

[Atualizado às 12h12] 

Servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Pernambuco realizam, na manhã de quinta-feira (06), uma passeata “em cortejo fúnebre”, em mais um ato unificado nos estados e em Brasília. Os trabalhadores ocupam a Avenida Guararapes, sentido Centro, enquanto caminham em direção ao prédio da Superintendência Regional do INSS. A concentração da mobilização teve início às 8h na Gerência Executiva Recife e já passou pelas Avenidas Conde da Boa Vista e Mário Melo, e pelas ruas do Hospício e Princesa Isabel. Como prometido, todos estavam vestidos de preto e carregando uma cruz, simbolizando a atual situação dos servidores e dos segurados.

“O Governo propôs 21% em quatro anos, mas a nossa defasagem é de 27% e queremos este valor imediatamente. Queremos também nossa gratificação incorporada, pois, hoje, perdemos 40% do salários quando nos aposentamos”, comentou o secretário-geral do Sindisprev-PE, Luiz Eustáquio. A greve dos funcionários do órgão já completou 26 dias, com 68% das 69 agências paralisadas parcialmente e 4% com o atendimento suspenso por completo.

De acordo com o  Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev), as entidades nacionais aguardam uma nova proposta do governo a respeito dos principais pontos ainda pendentes nas negociações, como a carga horária de 30 horas semanais para todos os servidores e o índice de reajuste a ser concedido.

A previsão é de que uma nova rodada de negociação entre o Ministério do Planejamento e os representantes nacionais da categoria aconteça ainda nesta semana.

do JC Online

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.