Sefaz apreende 131 toneladas de açúcar cristal por sonegação de imposto

Mais de cem toneladas de açúcar cristal foram apreendidas pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) na última sexta-feira (9). O produto foi apreendido em Araripinina e tinha como destino final o bairro de Rio Doce, em Olinda. O trabalho, fruto de ação articulada entre a Agência da Receita de Olinda (ARE-Olinda), o posto fiscal de Araripina e a Diretoria de Operações Estratégicas (DOE), gerou um crédito tributário no valor de R$ 96 mil para o fisco, já que a mercadoria está avaliada em R$ 190 mil. Ao todo foram recuperados 2.620 sacos de 50 quilos de açúcar, equivalentes a 131 toneladas.

A carga saiu da cidade de União, no Piauí, com destino a uma empresa de bebida em Olinda. Antes disso, auditores da receita já haviam constatado que o empreendimento não funcionava no local indicado no cadastro e emitiram um aviso de bloqueio por movimentação suspeita. A mercadoria foi apreendida no posto fiscal de Araripina e escoltada pela Polícia Militar até o Recife.

Os condutores das carretas foram encaminhados à Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deccot) para prestar depoimentos e, em seguida, foram liberados.

Para o diretor da DOE, Anderson Alencar o objetivo da ação é combater combater e punir as práticas delituosas voltadas para evasão fiscal. “O trabalho iniciado na ARE Olinda e continuado pelo posto fiscal de Araripina prossegue com a DOE para que possamos alcançar quem, verdadeiramente, adquiriu o produto e tentou a sonegação”, explicou Alencar.

De acordo com o diretor, o cruzamento de informações é fator importante para a execução desse tipo de ação. “Nós estamos intensificando o cruzamento de informações das notas fiscais eletrônicas com os bancos de dados dos sistemas fazendários e isso possibilita o combate à sonegação nessas ocasiões”, explica.

 

Blog de Jamildo

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.