Quase 20% dos aceitos no Mais Médicos já se apresentaram nos municípios, diz ministério

Por G1

1.644 médicos já se apresentaram nos municípios onde deverão substituir os cubanos do programa Mais Médicos. O número representa 19,7% dos 8.366 profissionais que já podem iniciar as atividades. A atualização foi divulgada na tarde de quinta (29) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, “a gestão local é responsável por estabelecer a data de início das atividades”.

Quase todas as vagas — 98% — das 8.517 disponíveis já foram preenchidas. Os profissionais podem se inscrever até o dia 7 e devem se apresentar aos municípios até o dia 14 de dezembro. Até a última segunda-feira (26), 224 profissionais já estavam trabalhando — um terço deles em capitais e regiões metropolitanas.

4 em cada 10 já atuavam no SUS

Um levantamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), também divulgado nesta quinta (29), mostra que cerca de 40% dos inscritos no Mais Médicos já tinham emprego nas Equipes de Saúde da Família no SUS.

Na atualização, o Ministério da Saúde sinalizou que a pasta classifica os municípios em oito grupos diferentes, de acordo com o grau de vulnerabilidade de cada um. Segundo as regras do programa, os profissionais só podem mudar de lugar se escolherem municípios com necessidade maior do que aqueles em que já trabalhavam. Da mesma forma, os que atuavam em distritos indígenas só podem escolher outro distrito indígena se quiserem participar do Mais Médicos.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.

  

contato@encartenoticias.com
jencartnoticias@gmail.com