Seu Vídeo Aqui!!!

————————————————————————————-

————————————————————————————

NUVEM DE TAGS

Procon Recife notifica 17 postos de combustíveis por propaganda enganosa

Estabelecimentos são da Rede Petrobras. Órgão municipal de Defesa do Consumidor determinou retirada imediata dos cartazes e faixas da promoção.

Por G1 PE

Dezessete postos de combustíveis da Rede Petrobras foram notificados pelo Procon do Recife por causa de anúncios feitos para divulgar uma promoção. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, os estabelecimentos, que praticaram propaganda enganosa, têm até cinco dias, contando, de quarta-feira (29), para alterar o formato dos anúncios.

O órgão de defesa do consumidor informou que os estabelecimentos da rede colocaram faixas e cartazes para divulgar um programa, com preços mais baixos, apenas para quem faz parte de um grupo de fidelização e com recompensa por meio de acúmulo de milhagem.

A presidente do Procon do Recife, Ana Paula Jardim explicou que os consumidores eram atraídos a entrar nos postos para abastecer com desconto, mas o preço em destaque só seria válido para quem tinha o aplicativo “AME” e cadastramento no sistema “Premia”.

“Era mais ou menos assim: o preço de tabela para todo mundo é R$ 4. Para quem tem as vantagens seria R$ 3,60, mas as faixas destacavam esse preço mais baixo, induzindo o cliente ao erro, pensando que todos poderiam abastecer com valor mais baixo, sem informar os detalhes dos programas. Além disso, a diferença de preço só é devolvida ao consumidor depois de um prazo e, mesmo assim, em produto, não em dinheiro”, afirmou.

Ainda segundo Jardim, as unidades foram notificadas para “readequar a precificação dos seus produtos”, para o consumidor poder identificar, de forma clara, correta e precisa, quais os preços dos produtos ofertados.

Ana Paula Jardim disse, ainda, que as notificações foram feitas a partir de denúncias de consumidores. “Eu estava na rua em uma entrevista, quando fui abordada por consumidores, que alertaram para os preços dos postos BR. Depois, fizemos uma pesquisa e achamos estranhos alguns valores cobrados”, comentou.

Por meio de nota, divulgada nesta quinta (30), o Procon Recife informou ter constatado que os preços informados não correspondiam ao valor cobrado dos consumidores.

“Na verdade, se trata de uma simulação do resultado da subtração entre o valor pago de fato, e o possível ‘cashback’ oportunizado pela campanha promocional”, acrescentou a nota.

O Procon da capital pernambucana informou também que “todo o material de divulgação, a informação sobre o público a que se destina a oferta, assim como suas regras e condições, não tem a mesma ostensividade da informação do preço por litro de combustível, o que prejudica a percepção do consumidor quanto a esses importantes detalhes”.

O advogado do Sindicatos dos Postos de Combustíveis de Pernambuco, Luiz Ricardo Guerra, informou ao G1 que todos os estabelecimentos que receberam as notificações “já providenciaram a substituição dos cartazes das promoções”.

Segundo ele, não houve problema nos preços, mas “a comunicação confusa das promoções aos clientes. “Todos estão cumprindo a determinação do Procon”, informou.

Confira os nomes e endereços dos postos

  • Posto Abreu e Lima: Avenida Norte, 4390, Tamarineira
  • Posto Rech: Avenida Domingos Ferreira, 2117, Boa Viagem
  • Posto BR: Avenida Eng Domingos Ferreira, 2640, Boa Viagem
  • Posto Vip 3: Avenida General Mac Arthur, 1481, Imbiribeira
  • Posto Cadilac: Avenida Fernando Simões Barbosa, 406, Boa Viagem
  • Posto Presidente Tancredo Neves: Rua Ribeiro de Brito, 1034, Boa Viagem
  • Petrocal Boa Viagem: Rua Ernesto de Paula Santos, 465, Boa Viagem
  • Posto Verali: Avenida Conselheiro Aguiar, 1540
  • Petrocal Imbiribeira: Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 1854, Imbiribeira
  • Posto Cunha: Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 3468, Imbiribeira
  • Metro Petróleo: Avenida Presidente Dutra, 600, Imbiribeira
  • Posto Assis Pedrosa: Rua Jean Emile Favre, 1083, Ipsep
  • Posto GN Ipsep: Avenida Recife, 3532, Ipsep
  • Posto JK: Rua Barão de Souza Leão, 240, Boa Viagem
  • Posto Polo Pina: Avenida Herculano Bandeira, SN, Pina
  • Petrocal Pina: Avenida Antonio De Goes, 218, Pina
  • Petrocal Bairro do Recife: Avenida Alfredo Lisboa, 173, Recife

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.

  

contato@encartenoticias.com
jencartnoticias@gmail.com