Pernambuco espera vacinar 1,6 milhão de pessoas contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (15), com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 39,2 milhões de pessoas em todo o Brasil, sendo 1,6 milhão de pernambucanos. A campanha segue até o dia 26 de abril nos postos de saúde do país.

“A vacinação contra a influenza é importante para reduzir as complicações causadas pelos vírus da doença, evitar o adoecimento, as internações hospitalares e até mesmo os índices de mortalidade”, ressalta Adriana Baltar, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação reduz em mais de 50% a ocorrência de doenças relacionadas à influenza. O número de hospitalizações por pneumonia pode cair entre 32% e 45%. Já a mortalidade global apresenta redução de 39% a 75%. Quando aplicada a residentes de lares de idosos, a imunização reduz o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o de morte entre 50% e 68%.

A vacina que será aplicada neste ano apresenta diferenças em relação à utilizada em 2012. Agora o material conta com três tipos de vírus da influenza: sazonal, H1N1 e H3N2. A mudança visa prevenir o surto de gripe aviária no país, que já matou 10 pessoas na China. “A cada ano, os produtores da vacina fazem estudos para saber qual o quadro epidemiológico da influenza, descobrindo os vírus que estão em circulação naquele momento”, explica Adriana Baltar.

Receberão a vacina as pessoas que se enquadram nos quadros prioritários da ação. São eles: indígenas, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças entre 6 meses e 2 anos, idosos a partir de 60 anos e trabalhadores de saúde. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, diabetes, transplantados e doentes renais crônicos também serão imunizados.

Em 2012, mais de 1,2 milhão de pessoas foram vacinadas contra a influenza em Pernambuco, totalizando 87,19% do público prioritário. No Brasil, foram 26 milhões de pessoas (86,37%).

 

 

 

JC Imagens

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.