Manifestantes voltam às ruas nesta quarta por passe livre e contra repressão policial

A Frente de Luta pelo Transporte Público em Pernambuco volta às ruas nesta quarta-feira (18) em mais uma mobilização por melhorias no transporte público. Neste ato, o 9º organizado pela Frente, além de reivindicar passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados, os manifestantes protestarão contra a repressão policial nos últimos movimentos populares no Grande Recife. A concentração está marcada para às 13h, em frente à Escola Luiz Delgado, na Boa Vista, área central do Recife.

http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/09/protesto_passe_livre_470.jpg
Mais de 400 pessoas confirmaram presença no evento oficial da manifestação, no Facebook

Por volta das 14h, o grupo deve sair em caminhada pelas ruas da capital pernambucana. O trajeto só será divulgado após plenária realizada durante a concentração do ato. “Nas nossas próximas ações, vamos pressionar a Alepe, seja por ato de rua ou por meio das redes sociais. É algo que precisa avançar. Não abrimos nenhum canal de comunicação ainda”, comenta um dos representantes da Frente de Luta, o bacharel em direito Pedro Josephi, 23 anos.

Divulgado através das redes sociais, o novo protesto conta com cerca de 400 presenças confirmadas em seu evento oficial. A organização pretende pressionar o poder público a atender as demandas dos manifestantes. “O Governo do Estado consegue articular a Câmara e a Alepe para que as reformas e a pauta não avancem. Se não houver acordo com o Governo, nada avança nas casas legislativas”.

Em debate com a Câmara dos Vereadores do Recife, os estudantes pediram a implantação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquério) dos Transportes. Oprojeto acabou sendo enterrado porque, segundo o presidente da casa, Vicente André Gomes (PSB), não havia um fato determinado para a criação da comissão.

Os manifestantes afirmam que ainda pretendem viabilizar a instalação, buscando assinaturas dos parlamentares. É necessário o apoio de 1/3 da Casa, ou seja, 13 vereadores. De acordo com a Frente de Luta, já foram recolhidas oito assinaturas.

Sobre a proibição da SDS (Secretaria de Defesa Social) do uso de máscaras em protestos, a Frente de Luta discorda de tal medida. “Nossa posição é bem clara. Não aceitamos o posicionamento da SDS de criminalizar ou prender quem estiver usando máscara. Mas, se por ventura, houver excessos (dos manifestantes), vamos dialogar com os movimentos”.

O último protesto promovido pela Frente foi no último dia 21 de agosto, quando, após início pacífico, vândalos entraram em confronto com a polícia eincendiaram um ônibus. Neste dia, o policiamento em frente à Câmara dos Vereadores foi reforçado e a casa suspendeu suas atividades, impossibilitando um diálogo com os manifestantes.

NACIONAL – Apesar da data escolhida não estar sincronizada a nenhum ato nacional, as Frentes de Luta espalhadas pelo País planejam uma série de ações nesta semana. “Cada cidade terá uma dinâmica própria de movimentação. Elas correspondem a um calendário nacional para ações nesta semana, de segunda a domingo”, explica Pedro Josephi.

DEBATE – As manifestações populares serão abordadas em mais uma edição do Cidade Viva, nesta terça-feira (17), às 15h, com transmissão ao vivo no NE10 e na Rádio JC News (FM 90,3). Os participantes serão o coronel João Neto, diretor de Polícia Metropolitana, representando a SDS, a socióloga Maria Eduarda Mota, e a estudante de serviço social da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Janaína Oliveira, uma das representantes da Frente de Luta pelo Transporte Público. Também estará presente o repórter Jorge Cavalcanti, colunista interino da coluna JC nas Ruas, do caderno de Cidades do Jornal do Commercio.

http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/09/montagem_protestos_470.jpg
Causas, líderes, proibição de máscaras e excessos

serão abordados no Cidade Viva (Fotos: JC Imagem)

Os internautas podem deixar comentários no blog e também no Facebook e noTwitter do NE10, com a hashtag #CidadeVivaRecife. É possível ainda enviar perguntas para o e-mail cidadeviva@ne10.com.br. Os comentários serão selecionados e lidos durante o programa.

 

 

NE10

Foto: Blog de Jamildo / Arquivo

 

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.

  

contato@encartenoticias.com
jencartnoticias@gmail.com