Hospital das Clínicas da UFPE realiza mutirão de reconstrução mamária

Por G1 PE

O Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, entre os dias 16 e 21 deste mês, o 3º Mutirão de Reconstrução Mamária. A reconstrução mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é, desde 2013, um direito garantido às mulheres que realizaram a retirada de um câncer de mama. Mas, mesmo assim, a procura pelo procedimento no HC ainda é pequena.

A ação visa divulgar a disponibilidade da instituição em realizar esse tipo de operação. Durante o mutirão, oito mulheres que passaram por masectomia, total ou parcial, passarão pelo procedimento. Atualmente é realizado, em média, apenas um procedimento por mês.

As operações dentro do mutirão, bem como os atendimentos futuros, serão realizados mediante cadastro no ambulatório do Serviço de Cirurgia Plástica, no 3º andar do hospital, com a necessidade do encaminhamento de um médico (mastologista ou oncologista).

O mutirão, que faz parte da campanha Outubro Rosa, será focado em reconstruções tardias, ou seja, em pacientes que já realizaram a retirada do câncer de mama e concluíram os tratamentos complementares há pelo menos seis meses, mas que ainda não se submeteram à reconstrução.

OMS

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama mata anualmente cerca de 8,8 milhões de pessoas, sendo estas, em sua grande maioria, mulheres.

A mastectomia, cirurgia para a retirada desse tipo de câncer, acaba por comprometer parcial ou totalmente as mamas de mulheres acometidas e, para isto, a reconstrução mamária surge como uma opção aplicada imediata ou posteriormente.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.