Estoque baixo de leite humano preocupa maternidade referência na Zona Norte do Recife

Por Cacyone Gomes, TV Globo

No mês de conscientização para a importância da amamentação, a maternidade do Centro Integrado de Saúde Amaury Medeiros (Cisam), na Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, sofre com o estoque baixo de leite humano. Com os freezers praticamente vazios, os profissionais de saúde pedem doações para salvar a vida de bebês internados na unidade.

De acordo com a unidade de saúde, há várias crianças internadas que precisam do alimento. “Atualmente, temos 25 bebês na unidade Neonatal, outros 10 bebês na UTI Neonatal e outros oito na Canguru”, cita a médica Igara Melcop, que atua na maternidade.

Estoque de leite do Centro Integrado de Saúde Amaury Medeiros (Cisam) sofre com baixas neste mês de agosto (Foto: Reprodução/TV Globo)

Estoque de leite do Centro Integrado de Saúde Amaury Medeiros (Cisam) sofre com baixas neste mês de agosto (Foto: Reprodução/TV Globo)

Para essas crianças, o leite é usado não somente como um alimento, mas como uma forma de imunizar a criança. “O leite materno não é só nutrição, é também proteção e tratamento, fazendo parte do arsenal terapêutico do bebê”, explica Igara.

A doação pode ser feita por mulheres que conseguem amamentar e, ainda assim, têm leite de sobra. “Com esse gesto, a mãe vai doar vida e qualidade de vida para outros bebês”, diz a médica.

A doação pode ser agendada através do telefone (81) 3182-7720, para que os profissionais do hospital busquem o leite na casa da doadora. O número é válido para a Região Metropolitana do Recife.

Bancos de leite precisam de ajuda

No início de agosto, pelo menos outros três hospitais tinham baixa nos estoques, como o Barão de Lucena, no Recife, o Jesus Nazareno, em Caruaru, e o Dom Malan, em Petrolina.

Pernambuco possui, atualmente, dez bancos de leite humano, sendo quatro ligados à rede estadual de saúde, além de cinco postos de coleta. Qualquer mãe saudável pode doar o seu excedente a esses locais.

Como doar

Para retirar o leite da mama, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café.

O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo. Para higienizá- los, deve-se lavá-los em água corrente e com sabão neutro.

Em seguida, é preciso colocar os vidros em uma panela com água e levá-los ao forno. Após a água começar a ferver, deixa por mais 15 minutos no fogo.

As mães interessadas podem entrar em contato com os bancos de leite ou de coleta para ir até a unidade fazer a retirada do alimento. Também é possível solicitar que um representante do hospital vá até a casa da doadora buscar o leite.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.