Em greve há 15 dias, bancários fazem protesto na Zona Sul do Recife

Do G1 PE

Após duas semanas de greve, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco organizou um protesto, na manhã desta terça-feira (20), em frente a uma agência do Bradesco, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O grupo chegou ao local por volta das 9h30, levantando faixas e cartazes. Segundo a categoria, a paralisação atinge de 90% a 95% das unidades da Região Metropolitana.

O ato foi realizado quatro dias depois de a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado conseguir uma liminar determinando o fim do movimento. Apesar disso, o órgão sindical anunciou que vai manter paralisação.

A presidente do sindicato, Suzineide Rodrigues, disse que estuda uma forma de derrubar a decisão na Justiça. “A liminar da OAB chegou na sexta-feira (16) e só amanhã começa a ser validada”, afirmou. A categoria reivindica um reajuste salarial de 14,78% e melhores condições de trabalho e segurança nas agências. A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é um aumento de 7%.

Na segunda-feira (19), os bancários realizaram uma assembleia para discutir a oferta e decidiram manter a greve. “Até o momento, não teve outra proposta. A gente só vai fazer uma assembleia definitiva quando a Fenaban apresentar uma nova proposta”, garantiu a presidente.

Movimento nacional
Bancários em quase todo o país entraram em greve no dia 6 de setembro por tempo indeterminado. A paralisação foi aprovada em assembleia no dia 1º deste mês, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Ainda de acordo com o órgão, até segunda-feira (19), 14º dia de mobilização, mais de 13 mil agências no Brasil inteiro foram fechadas.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.