Cuidados com gravidez devem ocorrer desde o planejamento reprodutivo, diz ginecologista

Por Ronan Tardin, TV Globo

Grávidas e mulheres que querem engravidar devem adotar uma série de cuidados para se manter saudáveis e ter uma gestação mais tranquila. Segundo a ginecologista Cleonúsia Vasconcelos, esses cuidados devem ocorrer desde o planejamento reprodutivo. (

“Todas as unidades de saúde têm disponíveis aqueles testes rápidos de gravidez, para que a paciente detecte a gestação precocemente e inicie seu pré-natal, realizando os exames preconizados, para que possamos diagnosticar quaisquer intercorrências que aconteçam e poder intervir”, afirma a médica.

Mulheres devem procurar atendimento médico antes mesmo de engravidar — Foto: Reprodução/TV Globo

Mulheres devem procurar atendimento médico antes mesmo de engravidar — Foto: Reprodução/TV Globo

Ainda segundo a ginecologista, o ideal é que, durante toda a gestação, as mulheres sejam orientadas em grupos de grávidas, para se sentir mais segura sobre o processo.

“Uma mulher empoderada de informações vai ter sua autoestima elevada, se sentir mais segura, reconhecer que a humanização no parto nada mais é que a mulher ser reconhecida como protagonista de todo esse processo. A gente deve escutá-la e respeitá-la em todos os momentos. Ela vai ser orientada a estar sempre controlando a movimentação do bebê e a reconhecer sinais de alerta para procurar a maternidade”, explica.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.