Seu Vídeo Aqui!!!

————————————————————————————-

————————————————————————————

NUVEM DE TAGS

Crise de leitos de UTI: Ministério Público dá cinco dias para governo de PE comprovar abertura de vagas anunciadas

Nesta quinta, 98 bebês e crianças estavam na lista de espera de UTI, segundo a lista enviada pelo estado pelo MPPE.

Por g1 PE

A crise provocada pelo aumento do número de bebês e crianças na fila de UTI em Pernambuco teve desdobramentos nesta quinta-feira (19). O Ministério Público (MPPE) deu um prazo de cinco dias para o governo comprovar o funcionamento de novos leitos que foram anunciados.

Nesta quinta, 98 bebês e crianças estavam na lista de espera de UTI, segundo a lista enviada pelo estado pelo MPPE. Na quarta (18), havia 109 menores aguardando vaga. Um dia antes, eram 91 crianças e bebês aguardando leitos.

Diante da crise, a Sociedade Brasileira de Imunologia recomendou que pais e responsáveis evitassem tirar crianças pequenas de casa nos próximos dias, sobretudo, por causa de doenças respiratórias.

Também nesta quinta, foi realizada uma audiência para discutir o aumento da fila de espera por leito de UTI para crianças com problemas respiratórios. No encontro, segundo o MPPE, o estado informou a abertura de 30 novos leitos. São dez no Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda, dez na UPAE de Goiana, na Mata Norte, e dez no Hospital Regional de Palmares, na Mata Sul.

Lista de espera de UTI em 19 de maio de 2022

Lista de espera de UTI
UTI Infantil SRAG63
UTI Infantil Clínica16
Total79
UTI Neonatal SRAG04
UTI Neonatal Neonatologia15
Total19
UTI Geral Adulto SRAG04
UTI Geral adulto outras52
Total56

Fonte: Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde da Capital

O cronograma anunciado pelo governo prevê a abertura de mais 30 leitos de UTI pediátrica na próxima semana. São dez Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão, dez no Hospital Maria Lucinda, no Recife, e dez no Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, no Agreste.

O MPPE disse, ainda, que o estado prometeu enviar à Promotoria de Justiça, em dez dias, a relação dos candidatos aprovados em concurso para profissionais de saúde. São médicos pediatras e fisioterapeutas nomeados pela Portaria 1816, de 18 de maio, com a indicação da respectiva unidade de lotação.

Ainda nesta quinta, segundo o MPPE, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou reforço na escala de plantão de pediatria e fisioterapia nas UPAs, bem como medidas para evitar o desabastecimento de remédios e insumos nas unidades de saúde do estado.

falta de remédios foi relatada, em entrevista do secretário André Longo, na quarta (18). Ele confirmou que alguns municípios, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências tiveram problemas com a falta de medicamentos. Disse, no entanto, que a situação tem sido “pontual”.

Medicamentos estão em falta ou com estoque baixo, nas farmácias

O Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco disse que o estoque está baixo em farmácias de hospitais e da rede particular (veja vídeo acima).

Procurada pelo g1, a assessoria de comunicação da SES-PE informou que as informações são repassadas diariamente. Afirmou, ainda, que o prazo foi dado a partir do cronograma anunciado na quarta (18).

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.