Apenas duas embarcações chegam a Noronha

Apenas duas das doze embarcações autorizadas – Ilha Fernando de Noronha eAquarius – atracaram no arquipélago  de Fernando de Noronha na manhã desta quinta-feira (12) levando gasolina, gás, óleos e mantimentos. Desde o dia 28 de agosto os moradores da ilha enfrentavam desabastecimento porque as embarcações estavam impedidas de saírem do Porto do Recife.  Os comandantes não estavam habilitados para navegar mais de 20 milhas (40 km) e a distância do Porto até o arquipélago é de 290 milhas.

A Capitania dos Portos de Pernambuco concedeu um prazo de seis meses às empresas para que busquem profissionais qualificados ou qualifiquem os já existentes para conduzirem às embarcações. A regra foi estabelecida desde 2003 e revisada em 2011, porém não era respeitada. Os barcos impedidos de viajar têm comandantes com qualificação na regra 6 – 2/4, que permite navegar até 20 milhas (40 km), quando a atual pede qualificação com 6 – 2/3. Essa permite navegar mais de 20 milhas.

Segundo Cláudio Grilli, capitão da Capitania dos Portos de Pernambuco, a Marinha vai tentar trazer em caráter excepcional um dos três cursos para ser realizado no Estado. O capitão afirma que os comandantes terão que finalizar a capacitação usando simuladores, presentes somente nas escolas do Rio de Janeiro (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha ) e Belém (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar).

As empresas que não se adequarem não poderão fazer a travessia até Fernando de Noronha. “Normas estão aí para serem cumpridas”, afirma o capitão. Casos os profissionais não ascendam de categoria, as empresas devem contratar novos tripulantes.

A necessidade de uma maior fiscalização surgiu com o naufrágio do barco Poty Boat, que seguia a caminho de Fernando de Noronha em agosto do ano passado. A embarcação não estava cumprindo com as normas, não tinha a regulamentação prevista.

 

Empresários da ilha seguem recebendo cargas de aviões, mas seus pedidos são limitados ao que é permitido pelas empresas aéreas.

 

NE10

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.