Alemanha é ‘prisioneira’ da Rússia, afirma Trump

Por France Presse

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta quarta-feira (11) a Alemanha, maior economia da zona do euro, ao afirmar que, na sua opinião, é “prisioneira” da Rússia por sua dependência do gás russo.

“A Alemanha está prisioneira da Rússia porque recebem muito de sua energia”, declarou Trump em uma reunião bilateral com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, poucas horas antes do encontro dos 29 líderes da Aliança do Atlântico Norte, que promete momentos de tensão.

Trump, que após a cúpula da Otan se reunirá com o presidente russo Vladimir Putin em Helsinque, fez referência ao compromisso do governo alemão no gasoduto Nord Stream II.

“Isto não é normal. Eles pagam bilhões de dólares à Rússia e temos que defendê-los contra a Rússia”, afirmou o presidente americano, que reiterou as críticas ao gasto militar alemão, que considera insuficiente.

O presidente da maior potência militar mundial voltou a atacar a Alemanha, “um país rico”, que também critica por seu excedente comercial e ameaça, como à UE, impor maiores tarifas a seus veículos.

As declarações foram feitas antes de uma reunião da Otan, na qual o gasto militar nacional dos aliados será o principal tema, com Trump exigindo que os sócios cumpram a meta de 2% do PIB estabelecida em 2014.

O governo dos Estados Unidos, com orçamento militar que alcança 3,5% do PIB e cujas contribuições diretas ao orçamento da Otan representam 22% do total, criticou no passado os cortes na área de defesa decididos por seus aliados em plena crise econômica.

“Estados Unidos está pagando muito”, “não é justo para os contribuintes dos Estados Unidos”, “alguns países não pagam o que deveriam”, disse Trump na reunião com Stoltenberg, antes de afirmar que “algo deveria ser feito”.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.

  

contato@encartenoticias.com
jencartnoticias@gmail.com