Ações gratuitas de saúde no Recife marcam dia de prevenção ao câncer de pele

Por G1 PE

Hospital Oswaldo Cruz fica no Recife (Foto: Marília Falcão/Divulgação)

Hospital Oswaldo Cruz fica no Recife (Foto: Marília Falcão/Divulgação)

Ações gratuitas de saúde no Recife marcam a campanha de prevenção ao câncer de pele, nesta quarta-feira (6). Durante o dia de mobilização promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, médicos e voluntários vão passar informações sobre a doença e oferecer exames. Os atendimnentos ocorrerão em unidade de saúde da rede pública, das 9h às 15h.

As atividades, que fazem parte do Dezembro Laranja, mês de alerta para a prevenção ao câncer de pele, ocorrerão em várias unidades de saúde da cidade: Escola Pernambucana de Saúde (Imip), Hospital das Clínicas (UFPE), Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital Santo Amaro, além do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (UPE)

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. O slogan deste ano da campanha é “Se exponha mas não se queime”.

A proposta é conscientizar e educar as pessoas sobre os riscos do câncer de pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem proteção. A iniciativa lembra que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao ar livre, bem como as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.

As ações buscam levar informações sobre cuidados essenciais. Todos devem usar chapéus, roupas de proteção, protetor solar (fator mínimo 30) e se hidratar bastante (principalmente quem trabalha ao ar livre, como carteiros, vendedores ambulantes, agricultores, feirantes e operários da construção civil). É importante evitar também a exposição solar das 10h às 16h.

Em 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com o DataFolha, divulgou pesquisa sobre o hábito de exposição solar do brasileiro. Segundo o estudo, 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer. A pesquisa mostra, ainda, que 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago.

Imip

As atividades ocorrerão no ambulatório de dermatologia da instituição, das 8h às 13h. Durante a ação, médicos da unidade vão repassar informações sobre cuidados necessários para evitar o problema. A dermatologista Deborah Castro vai comandar as atividades no hospital, que vão contar com a participação de vários médicos da especialidade e outros profissionais da saúde.

Segundo a dermatologista Deborah Castro, ações como essa são fundamentais para a conscientização da população sobre as características do câncer de pele, prevenção e diagnóstico precoce. Os três principais tipos de câncer de pele são Carcinoma Basocelular-CBC, Carcinoma Espinocelular-CEC e melanoma. Segundo ela, qualquer ferida que não cicatriza, que sangra, que esteja crescendo, deve servir de alerta.

Ela ressalta também que sinais (pintas) que crescem ou mudam de cor também preciam ser avaliados. Se o paciente perceber algumas dessas características deve procurar um dermatologista para análise. A médica destaca que o diagnóstico precoce é muito importante.

Deixe aqui sua Mensagem




1 - Os campos marcados com asterico (*) são de preenchimento obrigatório.
2 - Dados pessoais como email e telefone não serão divulgados.